sábado, 2 de maio de 2015

Craques #1 - Romário, o gênio da grande área

 Certamente o jogador que eu mais gosto, como posso descrever Romário? Genial . Pouco. Foda.?Quase nada. Dava dribles desconcertantes, finalizações simplesmente perfeitas, o que fez ele ganhar o apelido de "Gênio da Grande Área". Era bem baixinho, e ficou conhecido como "Baixinho Romário", ganhou a Copa de 94, e é o terceiro maior artilheiro da história seleção brasileira, sem enrolação vamos ao post:




Vasco da Gama

Jogos: 196   

Gols: 139

Média: 0,7 gol(s) p/ partida


Romário começou no Vasco, em 1985, e chamou muita atenção no carioca por ter sido o vice-artilheiro, fez uma dupla de ataque com Roberto Dinamite. 

Em 1987 e 1988 faturou o bicampeonato carioca. Em 1988 marca um gol histórico na decisão do carioca contra o Flamengo, um golaço. Naquele ano declarou que queria fazer 1000 gols como Pelé: "Tenho 22 anos e garanto que ainda vou impressionar muita gente. Podem me cobrar. Vou chegar ao milésimo gol".

Em 1988, integrou a seleção brasileira nas Olimpíadas de Seul, onde ganhou a medalha de prata e foi artilheiro da competição. O PSV Eindhoven, recém-campeão da Copa dos Campeões da UEFA.

"Você sabe o que é jogar ao lado do Romário de 20 anos de idade? Era só jogar a bola para ele. Das três que chegavam no pé, duas ele colocava dentro do gol". Roberto Dinamite sobre Romário.

Romário no Vasco

PSV Eindhoven

Jogos: 167

Gols: 165

Média:0,98 gol(s) p/ partida

Romário foi para o PSV por US$ 5 milhões. Na sua primeira temporada no clube foi artilheiro, campeão Neerlandês e da Copa dos Países Baixos. Perdeu para O Real Madrid nas quartas-de-finais da UEFA Champions League. Perdeu o mundial interclubes, contra o Nacional do Uruguai, a partida foi para a prorrogação, e depois foi para os pênaltis, onde perdeu de 7 - 6. Na sua segunda temporada, Romário é novamente artilheiro da Erefivisie e voltou a ganhar uma Copa Nacional. Foi chamado para a seleção da Copa, mas, uma lesão no tornozelo o priva de jogar o mundial. Sem ele o o PSV perdeu o campeonato por um ponto.

"O PSV depende de mim. Todos sabem que a equipe não tem condições de jogar sem Romário" Romário comentando sobre sua falta no time.

O Baixinho se recuperou bem da lesão e foi novameente artilheiro e campeão da Eredivisie. A temporada 1991-92 foi a única em que Romário não ganhou títulos pelo PSV, ainda assim sua artilharia na Copa dos Campeões da UEFA, chamou a atenção de Johan Cruijff, treinador do Barcelona na época.

Romário foi para o Barcelona por 4,5 milhões.

   "
Romário no PSV Eindhoven
O jogador mais interessante com quem já trabalhei foi Romário. Era o tipo de cara que fazia gols com facilidade. Antes de partidas cruciais, quando se está um pouco nervoso, ele chegava para mim e dizia "coach, tranquilo, Romário vai marcar e nós vamos ganhar". E ele realmente marcava. Nem todas as vezes, mas em oito de dez jogos como aqueles ele marcaria o gol da vitória."  Guus Hiddink, seu treinador, declarou.


                                Barcelona

Partidas: 83

Gols: 53

Média: 0,63 gol(s) p/ partida

Romário tem um início arrasador no clube catalão. Na pré-temporada 8 partidas e 14 gols. Conseguiu também, para a surpresa geral, a amizade com o temperamental Hristo Stoichkov.

Romário emenda o Campeonato Espanhol com nova artilharia, recebendo a alcunha de "Matador de Porteros" . Cruijff se rende ao brasileiro, que vinha se permitindo até a apostar com o técnico liberações para o Brasil se ele fizesse 2 gols na mesma partida, aposta que ele geralmente ganhava. Na final da UEFA, perdeu para o Milan por 4 - 0.

Romário volta para o Barcelona como campeão do mundo, torneio em que Stoichkov foi artilheiro  e teve uma campanha histórica com a Bulgária, que ficou em 4º lugar. E é na UEFA Champions League em que Romário teria uma última noite de gala no Camp Nou, em que a dupla com Stoichkov marca 3 vezes no 4 - 0 contra o Manchester United.

"Não pudemos com a velocidade de Stoichkov e Romário. A rapidez com que atacavam era algo totalmente novo", declararia o técnico britânico, Alex Ferguson.

Porém Romário não duraria mais do que aquele semestre no Barcelona: desejando voltar ao Brasil, força sua saída do time, seduzido por uma proposta do Flamengo.

"Romário nunca voltou de fato depois da Copa do Mundo. Seu corpo estava em Barcelona, mas sua mente estava no Rio", declararia Stoichkov, de quem o brasileiro chegara a se distanciar.

Romário no Barcelona

                                       Flamengo e Valencia (2x)

Partidas: 240

Gols; 204

Média: 0,85 gol(s) p/ jogo

Romário ganhou o prêmio de melhor jogador do mundo pela FIFA por seu desempeho na copa do mundo.

Romário começou bem, conseguindo o título Taça Guanabara. Na final contra o rival Fluminense, o Flamengo tinha a vantagem do empate, e conseguiu alcançar a igualdade após estar perdendo por 2 x 0 mas o Tricolor consegue a vitória no final, com o famoso gol de barriga de Renato Gaúcho

No campeonato de 95 a diretoria queria surpreender e contratou Edmundo e Sávio para formar "o melhor ataque do mundo". Também contrataram Ronaldão, Djair e Luís Carlos Winck. Porém o time não marcou gols suficientes para ir ás fases decisivas do brasileirão. E na libertadores perdeu na final para o Independiente.

Em 96 foi eleito 4º melhor jogador do mundo, e ganhou o campeonato carioca sendo artilheiro. Romário não fica para o Campeonato Brasileiro, após uma transação mal-sucedida pelo Bebeto, Romário vai de empréstimo para o Valencia, onde durou pouco. Discutiu com o treinador e se isolou do elenco. Voltou para o Flamengo após uma lesão no final de Setembro.

Em 97 volta para o Flamengo e perde as decisões da Copa do Brasil e do torneio Rio-São Paulo. Conseguiu a terceira artilharia seguida no carioca. Jogou apenas 4 partidas no brasileirão e voltou para o Valencia. Romário lesionou-se antes da temporada começar, e quando se recuperou desentendeu-se o treinador, e logo retorna para o Flamengo.

Em 98 conseguiu sua quarta artilheria seguida no estadual, mas não surpreendeu no brasileiro. Foi cortado da seleção de 98. Em 99 conseguiu sua quinta artilharia seguida no carioca, o Flamengo chegou ás fases finais do brasileirão.

Em 99 o Flamengo estava nas semifinais da Mercosul, porém Romário foi visto numa boate festejando após a derrota contra a Juventude, ele teve seu contrato rescindido,e acertou com o Vasco.

Romário no Flamengo
Romário em sua primeira passagem no Valencia

                                     Vasco da Gama

Jogos: 140

Gols:136

Média: 0,97  gols p/ partida

Romário volta para o Vasco, disputa seu primeiro mundial de clubes e perde para o Corinthians, e experimenta vaias da torcida.

Nessa época Romário provocou Zagallo e Zico, pintando os dois cagando na porta de seu banheiro.
Zico e Zagallo "cagando" no banheiro de Romário

Romário conquista a Taça Guanabara contra o Flamengo marcando 3 gols. Nessa época também Romário afirmou que na corte vascaína ele era o príncipe, Eurico Miranda o rei e o Edmundo o bobo. (kkkjkkkkk)

Romário perdeu o campeonato carioca contra o Flamengo e também perdeu o Mercosul contra o Palmeiras. Conquistou a Copa Mercosul, a Copa João Havelange e Romário consegue levantar pela primeira vez um brasileirão, do qual é um dos artilheiros. Ganhou a chuteira de ouro, marcando 73 gols no ano e a primeira e única bola de ouro da competição. Também ganhou duas bolas de prata: uma por ser o melhor atacante e outra por ser um dos artilheiros da Copa João Havelange. Também ganhou o prêmio de melhor jogador da América pela revista uruguaia El País.


Em 2001 não foi tão bem, mesmo sendo artilheiro do Brasileirão, recebendo a bola de prata. Perdeu denovo para o Flamengo na final do carioca, mas Romário não jogou essa partida o que fez a torcida ficar com raiva dele. Romário marcou apenas 3 vezes na Taça Libertadores e foi eliminado na quartas-finais. Nesse ano Romário se desentendeu com Felipão, pois pedira  dispensa da Copa América de 2001 para uma cirurgia nos olhos.

No primeiro semestre de 2002 marcou 26 gols, mas arranja atritos com a torcida respondendo ela com gestos obscenos. Sem clima, especialmente após não ser chamado para a Copa de 2002, e deixa o Vasco.

Romário em sua primeira volta ao Vasco.

Fluminense e Qatar

Jogos: 77 

Gols: 48

Média: 0,62 gol(s) p/ partida

 Foi para o Fluminense, onde logo na sua estréia levou mais de 70 mil pessoas ao Maracanã e marcou 2 gols na estréia.

No campeonato brasileiro ficou em 2º , um desempenho satisfatório já que os outros grandes do rio brigaram para não cair. Romário faturou a chuteira de ouro.

Romário ficou irritado no Fluminense, queria uma comissão técnica própria para ele e até fisioterapeutas e preparadores fisicos particulares.

O baixinho foi embora do Fluminense, seduzido por uma proposta de 1,5 milhões do Qatar por um contrato de 3 meses. A aventura não dá certo: Romário machuca-se, joga apenas 3 partidas e não marca.

Volta ao Fluminense em busca do milésimo gol, na época beirava o 800º. Teve um exibição de gala contra o Guarani, marcando 3 gols, um de bicicleta. Foi o artilheiro do time com 13 gols em 21 jogos e salvou o tricolor do rebaixamento. Isso amenizou o atrito com a torcida, tanto que em 2003 ele dá um tapa em um torcedor que jogou uma galinha no campo de treinamento, e é aplaudido pelos outros torcedores.

Em 2004 o Fluminense montou um time de renomados, chamou Ramon, Roger e até Edmundo. E criaram a expectativa que Romário se aposentaria no final da temporada. No carioca ficou em segundo perdendo para o Flamengo.

Seu respeito com o técnico não continua, Romário faltava nos treinos do time, e seu treinador afirmou: "o cara mal chegou no ônibus e já quer sentar na janelinha". Em sua última partida pelo Fluminense foi vaiado pela torcida.

Sem um bom ambiente, não renovou o contrato

Romário no Fluminense
Romário no Al-Sadd
   

"É um craque, de talento indiscutível, mas só de vê-lo no treino já dá para sentir que não tem mais condição de ser profissional", afirma o treinador da equipe, o croata Luka Peruzović

Coletânea dos gols mais bonitos da carreira de Romário:






A história do Romário é muuuuuuuito grande, talvez logo logo irei fazer uma pt 2












                                                                                                                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário